Escola de Verao aTerra encerra com o Secretário de Estado da Agricultura

IMG_0316

Em resultado da Escola de Verão do projeto aTerra, que decorreu na Quinta da Casa Velha, em Ourém, de 21 a 25 de Julho, foi produzido um documento final que os alunos tiveram oportunidade de entregar ao Sr. Secretário de Estado da Agricultura, Eng. José Diogo de Albuquerque, elencando, para além de vários pontos inspiradores, um conjunto de inquietações e questões em torno do desenvolvimento rural dos territórios marcados pela agricultura de pequena dimensão. Que futuro para a agricultura familiar dentro do próximo quadro comunitário de apoio (PDR) e como ultrapassar os constrangimentos da compra de produtos locais por parte das instituições locais (ao abrigo das compras públicas), foram algumas das questões abordadas. A sessão final teve lugar na Adega da Quinta da Casa Velha, um espaço simples que contribuiu para a aproximação dos muitos atores locais (Presidente da Câmara Municipal de Ourém, da Câmara Municipal de Abrantes e da Câmara Municipal de Torres Novas, vários Presidentes de Junta de Freguesia, Presidente e equipa da ADIRN, produtores, diretores de escolas).

A 1ª Escola de Verão do projeto aTerra, promovido pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha, a Empresa municipal Ouremviva e a ONGD Actuar, surgiu com o objetivo de promover a análise de estratégias integradas de sustentabilidade rural, através de uma abordagem teórico-prática em regime residencial. Ao longo de cinco dias pretendeu-se articular as estratégias locais com os desafios globais de desenvolvimento sustentável, avaliando a realidade das zonas rurais de minifúndio do nosso país em relação a outros territórios, nomeadamente CPLP, com as perspetivas de diferentes atores. 18 participantes de diferentes regiões do Continente e Ilhas, Moçambique e Angola tiveram a oportunidade de conhecer perspetivas de diferentes atores (técnicos, empresas, decisores políticos, Associações, Organizações da sociedade civil, produtores e consumidores) a trabalhar a nível global e local. Recebemos a visita do Dr. José Ferragolo da Veiga do Ministério da Agricultura, da Eng. Marta Mendes e Eng. João Pedro Oliveira da Consulai, Eng. Luís Pedroso da Federação Minha Terra, Stéphane Laurent do CIDAC, Catarina Lopes da FEC e Dr. Hélder Muteia da FAO. Visitaram-se pequenos produtores, jovens agricultores do Concelho e Instituições de Solidariedade Social, onde se instalou uma horta e se estudou a apetência para o consumo de produtos locais. Conheceu-se a perspetiva do produtor e do consumidor, articulando questões de desenvolvimento local com grandes inquietações do progresso a nível global.

Documento Final da Escola de Verão aTerra – DocumentoFinal_EscolaVerao_aTerra

Memória da Escola de Verão aTerra – Escola Verao_aTerra

 

No final da sessão, o Eng. José Diogo de Albuquerque procedeu ainda à inauguração oficial do projeto PRODER Quinta da Casa Velha Agroturismo.

‌inauguracao_agrot Placa2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s