Casa Velha, parceira do Juntos Pela Mudança

Depois do projeto aTerra, a Associação Casa Velha colabora em mais dois projetos promovidos pela FEC – Fundação Fé e Cooperação: Juntos Pela Mudança – Ação Conjunta por Estilos de Vida Sustentáveis e O Mundo à Mesa.

Hoje falamos um pouco do Juntos Pela Mudança – Ação Conjunta por Estilos de Vida Sustentáveis. Este é um projeto financiado pelo Instituto Camões e conta também com a parceria da CIDSE (uma rede de agências católicas para o desenvolvimento de 17 países da Europa e América do Norte). O principal objetivo é contribuir para consciencializar a sociedade civil europeia, em particular, a portuguesa, para a necessidade de adoção de novos padrões de consumo que permitam um desenvolvimento sustentável global.

Na verdade, muitos ainda não estão conscientes de que o comportamento de consumo dos cidadãos europeus tem um forte impacto sobre as alterações climáticas, os modos de vida e o desenvolvimento dos países do Sul. Assim, por meio de ferramentas interativas comuns a 14 países, criadas pela CIDSE e adaptadas pela FEC ao contexto nacional, o público-alvo do projeto é desafiado a assumir ações concretas que o façam adotar um estilo de vida mais sustentável, partilhando em seguida a sua experiência de mudança para motivar os seus pares a embarcar também nesse caminho de mudança. Jovens do Ensino Secundário de três escolas do país são os elementos multiplicadores da ação, tendo já participado em 2 dos 3 workshops previstos. No segundo workshop, no dia 7 de janeiro, juntaram-se na Casa Velha alunos do Agrupamento de Escolas de Ourém, Colégio de Nossa Senhora do Rosário – Porto e Colégio Sagrado Coração de Maria – Lisboa.

jpm_07-01-2016

Entre outras actividades, estão ainda a ser produzidos e divulgados vídeos de histórias de mudança e recolhidas boas práticas e histórias de mudança para o livro “Histórias de Mudança – Vidas Sustentáveis”. Além disso, será realizada brevemente na Casa Velha uma Residência Artística sob o tema “Vidas Sustentáveis”.

Encontra-se também em ação a Caminhada pela Mudança, inspirada na Encíclica Laudato Si’ – sobre o Cuidado da Casa Comum, que teve o seu início em janeiro e culmina em maio de 2017, com a visita do Papa Francisco a Fátima.

Acompanhe o projeto aqui e aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s