Uma Ca(u)sa Comum: Educar para a Cidadania Global pela Ecologia Integral é um projeto financiado pelo Instituto Camões e promovido pela Fundação Gonçalo da Silveira e a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade.
O principal objetivo é contribuir para uma sociedade mais consciente e comprometida com a construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável e, para tal pretende-se, especificamente, reforçar o exercício da Cidadania Global nas comunidades, através da reflexão, educação e ação em torno da Ecologia Integral. Trabalha-se, assim, em conjunto com atores da sociedade civil, atores institucionais, educadores/as e alunos, olhando para as questões ecológicas e para o mundo, por um lado, como uma causa e/ou casa comum, que a todos diz respeito e, por outro, compreendendo e refletindo sobre as questões ecológicas como uma das causas estruturais, que está na origem de situações de pobreza, injustiça social e desigualdade a nível global.
Nas atividades de Uma Ca(u)sa Comum estão diretamente envolvidos o Agrupamento de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Caxarias – Ourém) e o Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre (Lisboa), bem como 10 organizações da sociedade civil, entre outros.
Entre várias atividades, contam-se os encontros de trabalho sob o tema “Educação para a Cidadania Global e Ecologia” e a criação e dinamização de um grupo de partilha de práticas, documentação e recursos pedagógicos.
O Ca(u)sa Comum tem recebido destaque no programa de rádio escolar “Voz de Caxarias”, que é emitido na ABC Portugal (Ourém):
Emissão de 16 de dezembro | Emissão de 16 de fevereiro
Acompanhe o projeto em:
Associação Casa Velha e Fundação Gonçalo da Silveira (sites)
Associação Casa Velha – facebook e Fundação Gonçalo da Silveira – facebook