Casa Velha, parceira d’O Mundo à Mesa

A Associação Casa Velha colabora atualmente em dois projetos promovidos pela FEC – Fundação Fé e Cooperação: Juntos Pela Mudança – Ação Conjunta por Estilos de Vida Sustentáveis e O Mundo à Mesa.

Hoje é a vez de falarmos um pouco d’ O Mundo à Mesa, projeto financiado pelo Instituto Camões e que conta também com a parceria da Cáritas de Angola e da CIDSE (uma rede de agências católicas para o desenvolvimento de 17 países da Europa e América do Norte).

O principal objetivo do projeto é contribuir para a consciencialização e intervenção conjunta da sociedade em torno de sistemas alimentares mais justos, inclusivos e sustentáveis, a nível local e global. Na verdade, 842 milhões de pessoas no mundo (1 pessoa em 8) sofrem de fome crónica. A grande maioria das pessoas que sofre de fome vive nos países em desenvolvimento, onde se estima que a prevalência da má nutrição atinja 14,3% da população. Avaliando o universo da população subnutrida, verifica-se, paradoxalmente, que 50% são pequenos produtores, 22% são camponeses sem terra, 8% população rural tradicional, e 20% pobres urbanos. É assim muito relevante perceber quem passa fome e compreender o ciclo vicioso da vulnerabilidade e de injustiça nos sistemas alimentares. Por outro lado, num cenário de população mundial crescente e de desafios ambientais profundos, a pressão sobre os sistemas alimentares é cada vez maior, reforçando a pertinência de uma intervenção conjunta em prol de uma Alimentação Sustentável. Neste contexto, o nome escolhido para o projeto quer, simbolicamente, enfatizar a força que se pretende dar às seguintes intervenções: garantir que todos têm lugar à mesa, quer da alimentação, quer da participação, em diferentes níveis (pessoal-local-global) e com diferentes atores, visando um desenvolvimento sustentável, inclusivo e justo.

DSC_2915

Participam n’ O Mundo à Mesa 108 alunos do 2.º e 3.º Ciclos de cinco escolas do país: Escola Básica 2,3 Nuno Álvares Pereira (Agrupamento de Escolas de Nuno de Santa Maria – Tomar), Escola Secundária D. Maria II (Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha), Escola Básica e Secundária de Ourém (Agrupamento de Escolas de Ourém), Colégio do Sagrado Coração de Maria – Fátima e Escola de Hotelaria de Fátima. Em cada uma destas escolas, foi criado um Clube à Mesa, que investiga, reflete, experimenta… e mobiliza família, amigos e comunidade escolar para a tomada de consciência sobre o papel de cada um na Comunidade e no Mundo e a influência que pode exercer no desenvolvimento local e global, pela prática de estilos de vida e consumo sustentáveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s