Arriscar Vida Nova

Ao longo das últimas seis segundas feiras, a Casa Velha teve o privilégio de receber os seis 10º anos do Colégio Sagrado Coração de Maria de Lisboa, para Arriscar um Tempo de Vida Nova (lema deste ano lectivo no Colégio). Esta actividade surgiu no âmbito do projecto Juntos pela Mudança (acção conjunta por estilos de vida mais sustentáveis). Cada dia foi marcado por um tempo de reflexão e de trabalho, contribuindo cada turma para um mesmo projecto comum. Como marca da transformação a que cada um é chamado (individualmente, em turma, como Colégio), cada turma foi dando o seu contributo para a construção de um espaço exterior para reunião de grupos ou simples paragem e contemplação. Simbolicamente, cada turma plantou uma amendoeira, à qual foi dado o nome que unanimemente representava a mudança que mais desafiava o grupo. Temos assim, o Lugar do CSCM de Lisboa na Casa Velha, com as marcas da Amizade, Mudança, Esperança, Coragem, Optimismo e Vida. Muito obrigada a todos e em especial ao Professor António José Rocha, por terem arriscado atravessar-se no nosso caminho!

DSC_040820171204_154756

Deixamos também e agradecemos, o texto apresentado na Missa de Acção de Graças no final deste Caminho que fizemos juntos!

Senhor Jesus,

         As amendoeiras são as primeiras árvores a dar os primeiros sinais de que a primavera está a chegar. A sua floração, como um milagre,  é um espetáculo que a natureza nos oferece ano após ano, depois do tempo frio do inverno. Os seus  muitos frutos, de casca dura, aparentemente sem vida, escondem em si a promessa de uma vida abundante e é, por isso que ela é uma das iguarias que saboreamos na tua Páscoa.

         Na Quinta da Casa Velha, para além da construção do banco comunitário, plantámos um pequeno pomar de amendoeiras.

         Seis amendoeiras. Coincidência ou não, eram seis as talhas que mandaste encher de água  e que depois transformaste  em vinho permitindo que a festa continuasse ainda mais feliz.

         Junto das suas raízes semeámos valores e atitudes que queremos ver enraizadas em nós…

         Ao darmos um nome próprio a cada amendoeira expressámos  e assumimos o nosso compromisso em favor de um mundo menos desigual,  mais sustentável e fraterno, tal como Tu o sonhaste.

         Amizade, Mudança, Esperança, Coragem, Otimismo… foram os nomes atribuídos a cada Amendoeira.

AMIZADE, para nos lembrarmos que com os outros podemos transformar positivamente o ambiente onde vivemos e os locais que frequentamos;

MUDANÇA, para não nos esquecermos que preservar o planeta implica arriscar em novos hábitos de consumo;

ESPERANÇA, para assumirmos que construir um mundo melhor, mais sustentável, é um legado de amor  que deixamos ao próximo.

CORAGEM, para tomarmos a iniciativa de valorizar comportamentos sustentáveis e aceitar com sabedoria os desafios ecológicos que nos são colocados.

OTIMISMO, para não desanimarmos, apesar dos sinais preocupantes de destruição do planeta, mas para refletirmos sobre nós e sobre o impacto das nossas ações nos outros e no meio ambiente.

VIDA, porque a vida é um dom que é preciso regar todos os dias, para que possa crescer e dar bons frutos e desse modo gerar mais vida, vida em Abundância.

Senhor Jesus, de coração agradecido a  Ti  nos confiamos!

Ensina-nos a devolver a todos os Teus filhos e a todas as criaturas a extraordinária Bondade com que nos amas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s