Casa Velha Atravessada

img-20181125-wa0017

Por várias vezes achei que seria engraçado filmar ou registar de alguma maneira a saída de cada atravessado para a Casa Velha. A sua maneira de se despedir da sua casa e como digere o tempo que passou — tanto a semana que acaba como o mês que voou desde a última vez que aterrou na Casa Velha. E chego sempre à mesma conclusão: há mistérios que devem ser guardados.

Este ano somos muitos, e muito bons. Tem Graça, não somos muito parecidos mas somos especialmente encontrados: ali, na Casa Velha. Onde nos (re)conhecemos tão amados e cuidados e em profunda e constante criação — como tudo o que está à nossa volta, o Jardim que é regado e cuidado, que tanto germina livremente como às vezes tem de deixar morrer parte para crescer mais. Na Casa Velha, tudo é posto em perspectiva: mesmo que nos torne aparentemente mais inseguros, porque confrontamos a nossa fragilidade, tudo se integra e é ordenado.

Há mistérios tão bonitos: vinte pessoas que vêm de tantos lugares, de Portugal e do mundo (de cada um), e que se encontram por intercepção de tantas pessoas e de tantos caminhos que às vezes se demoram a revelar. Na Casa Velha o Tempo não é (o) nosso, vamos confiando e recebendo tantas surpresas que não ousámos sonhar. A Casa Velha criou-nos comunidade e juntos descobrimos a Beleza da Natureza: quando pomos as mãos na Terra, ganhamos as raízes de um sobreiro milenar e as asas dos pássaros que nos cantam todas as manhãs.

Ninguém percebe muito bem como nos desencantaram, mas somos muito agradecidos por crescer na Casa Velha. A Casa Velha cresce à medida que cada Atravessado cresce na sua vida também.

Madalena Meneses, Lisboa
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s