Do Vaticano à Casa Velha

Não é todos os dias que recebemos uma notícia assim logo pela manhã, na simplicidade de um telefonema. Mais do que uma Boa Notícia, ontem chegou à Casa Velha uma Pequena Notícia que nos invadiu de uma Grande Alegria, ampliando os nossos corações e rasgando os nossos sorrisos. O Bom Pastor abria-nos assim de forma muito especial a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, Festa que hoje celebramos.

“O Vaticano lançou hoje, dia em que há cinco anos foi publicada a Encíclica Laudato Si, o Manual “A caminho para o cuidado da casa comum – Cinco anos depois da Laudato Si” e a Casa Velha é referida como exemplo.” O que dizer quando sentimos um encaixe de sentido profundo, existencial, partilhado, de pertença, de ligação já sentida e agora reconhecida lá longe no Centro que afinal também se faz periferia? Alegria simples e suave, cristalina, agradecida por este Senhor que se revela na nossa pequena realidade, frágil mas preciosa, fazendo-nos entrar mais no Caminho de Comunhão por onde nos conduz e tão simplesmente vem ao nosso encontro.

É dia de festa sim, com todos os que de uma maneira ou de outra, fazem parte da Casa Velha, já tocaram e se desconcertaram com a sua fragilidade e a sua força. É dia de festa para todos os que aqui se atravessam ( família, voluntários, Irmãs Escravas do Coração de Jesus, Jesuítas, comunidade local, movimentos e escolas que por cá passam, outras casas e intuições semelhantes por Espanha, França, Filipinas, Indonésia), para todos os que nos elevam a outros níveis (Fundação Fé e Cooperação, Fundação Gonçalo da Silveira, CIDSE, ECOJESUIT, Rede Cuidar da Casa Comum). Uma Festa que alimenta a Esperança Criativa que o nosso tempo tanto necessita.

Ser Lugar de Relação catalisador de Conversão Ecológica. Esta é a Visão que acabamos de assumir no recente exercício de Planeamento Estratégico que acabamos de realizar com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Cidadão Ativos (Mecanismo EEA Grant). Tal como há 5 anos vimos a nossa missão confirmada com a publicação da Encíclica Laudato Si, sentimo-nos abençoados e confirmados para continuar a cada vez melhor Cuidar da nossa Casa Comum, com o apoio e em colaboração com o Manual agora lançado.

Laudato Si!

19.07.2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s