Viver em Comunhão – quando a Espera se faz Caminho

Começa hoje o Advento que este ano nos faz crescer particularmente num pilar caro à Casa Velha, “viver sabendo esperar”. Esperar, por um lado, que passe este tempo de confusão, sofrimento, aflição. Mas por outro, esperar que o que vivemos nos abra o coração e a atenção uns aos outros, a Deus, à Criação a que pertencemos e somos chamados a cuidar.

O povo que andava nas trevas viu uma grande Luz, habitavam numa terra de sombras, mas uma luz brilhou sobre eles…este texto do profeta Isaías acontece também hoje. Estamos frágeis, particularmente ansiosos por poder estar juntos, agora que experimentamos não o poder fazer. O Advento revela bem o que experimentamos, é um tempo de contra Luz, onde somos desafiados a esperar à janela, deixando-nos iluminar pelo Sol que atravessa a chuva e a tempestade. É importante esperarmos juntos, rezarmos juntos, numa relação espiritual que nada nem ninguém nos pode tirar, que pode vencer o medo, e transmitir a Esperança, alimentar a criatividade.

“A união do rebanho obriga o leão a deitar-se com fome” diz um provérbio africano. Pois, é isso. Sentindo-nos conduzidos pelo Bom Pastor, queremos que este Advento nos torne também mais conscientes e agradecidos por viver em Comunhão. Assim, decidimos pormo-nos a caminho do presépio juntos, a partir da Casa Velha. Cada dia, como quem reza em família, alguns de nós partilharão uma breve nota para o dia, a partir de uma imagem da Casa Velha, como lugar de encontro e de cuidado pela nossa Casa Comum.

Bom Advento!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s