No seio da Comunidade das Comunidades (Bendum, Kalimantan, Casa Velha, agora CVX) temos percorrido um caminho de formar relações, de nos acompanharmos mutuamente, e nos reconhecermos instrumentos de um projeto muito maior que nos ultrapassa. Partimos de contextos muito afastados e diversos mas descobrimo-nos irmãos, a caminhar numa mesma peregrinação.
Quisemos também virar-nos em conjunto para a chegada da COP26. Muitas comunidades estão a expressar desejo de participação e mudança. Surgem interrogações quanto a se as negociações pelo clima respondem às necessidades de nível local e se as pessoas em terreno são genuinamente escutadas.
Reconhecendo a peregrinação que nos tem ligado numa Comunidade das Comunidades e unido no cuidado pela Criação, quisemos contá-la e abri-la a todos os que peregrinam também à sua maneira para a COP26, e além desta; para uma oikos, um mundo para todos.
Surgiu assim o desejo de lançar uma peregrinação virtual, em que convidamos todos a dar a conhecer a sua história local e acolher as de comunidades de outros lugares, a sonhar mudança com as suas comunidades locais (e expressá-la entre outras formas, através do Creating4Change), e a partilhar caminho em encontros mensais com comunidades de realidades muito diferentes.
Na página do site da Ecojesuit dedicado à Peregrinação podem ver com mais detalhe como concretizamos este desafio numa proposta híbrida física e virtual que começou ontem, dia 1 de Setembro, inicio do Tempo da Criação (e dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação) até ao final da COP26 a 12 de novembro.