
A Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ) lançou ou no passado dia 18 e novembro o Serviço de Escuta para acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abusos sexuais cometidos nas instituições da Companhia de Jesus em Portugal, seja por jesuítas, colaboradores, funcionários ou voluntários, independentemente da data dos factos. Com este serviço pretende-se atender às necessidades de cada uma das vítimas, minimizar o seu sofrimento e procurar reparar, de algum modo, o mal que sofreram, na certeza de que não há nada que apague a dor causada por um abuso sexual.
Este serviço vai acolher denúncias de abusos sexuais que não foram relatados anteriormente à Companhia de Jesus ou que, tendo tido, não tenham recebido o tratamento adequado. Todos os casos relatados ao Serviço de Escuta serão analisados e tratados, desencadeando os processos necessários e adequados, seja no foro civil ou canónico.
O Serviço de Escuta integra o Sistema de Proteção e Cuidado de Menores e Adultos Vulneráveis (SPC) que a Província Portuguesa da Companhia de Jesus tem em implementação nas instituições e organizações ligadas aos jesuítas em Portugal desde 2018.
O Serviço de Escuta é dirigido pela coordenadora provincial do SPC, Sofia Marques, e pode ser contactado por email (escutar@jesuitas.pt) ou pelo telefone 217543085, nos dias úteis, entre as 9h30 e as 18h. Estará a funcionar a partir do dia 18 de novembro.
Para mais informações: www.pontosj.pt/jesuitas/servico-de-escuta