Novo Ciclo do Projeto EDxperimentar

A Casa Velha e as duas escolas que integram o projeto EDxperimentar realizaram no mês de janeiro os primeiros encontros de planificação. No território de Ourém, a Casa Velha irá trabalhar com 77 alunos do 9º ano do Colégio Sagrado Coração de Maria de Fátima (integrando diferentes disciplinas e a dimensão transversal Eco escolas) e com uma turma de 10º ano da Escola Secundária de Ourém, a partir do qual se envolverá o Agrupamento de Escolas de Ourém e a comunidade em geral. 

Nestes encontros contámos com o apoio de alguns voluntários da Casa Velha a colaborar na área da formação de crianças e jovens, nomeadamente na colónia aTerra.

Em setembro do ano passado, arrancou um novo ciclo de três anos do projeto EDxperimentar, co-financiado pelo Instituto Camões. Enraizado nos bons resultados alcançados pelo anterior projeto (junho 2019 – agosto 2022) e no desejo comum de continuar a parceria promovida pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira com a Associação Casa Velha (Ourém), a Coolabora (Covilhã) e a Mandacaru (Faro), o EDxperimentar, é agora relançado com um nome “ligeiramente” diferente– “Laboratórios de Cidadania Global e Desenvolvimento”, alargando o “meio escolar”.

Desde 2019 que o projeto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar se propõe reconhecer e potenciar o conhecimento que existe nas Escolas e nas Organizações da Sociedade Civil, estimulando relações entre elas através de espaços dedicados à reflexão e ação em Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (ED/ECG). 

Pretende-se com a atual candidatura, dar seguimento e consolidar o trabalho iniciado há 3 anos, alargando o projeto a mais um concelho e mantendo-se uma forma de intervenção mista, baseada na ação pedagógica e na concertação e influência para a melhoria das políticas. Assim, o EDxperimentar (2022-2025) continua a assumir enquanto objetivo global o reforço da integração da ED/ECG no sistema educativo nacional, e foi definido como objetivo específico consolidar a integração de processos e práticas de ED/ECG crítica e transformadora, enraizados no Referencial de ED, dentro dos contextos escolares.


Projeto Financiado por:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s