Associação

A Comunidade Casa Velha compreende uma grande diversidade de pessoas, com diferentes formas de relação e ritmos de presença na Associação Casa Velha, promovendo a articulação da comunidade local e global. Ao longo dos anos, de forma individual ou integrando algum grupo específico, a Casa Velha tem vindo a crescer organicamente, interligando os diferentes modos de pertença como parte de um mesmo Corpo/ Ecossistema. A Associação Casa Velha conta com perto de 100 associados e alguns benfeitores.

A Associação é o lugar onde a comunidade ganha corpo e forma institucional. É na associação que estão descritos os membros da família, leigos/voluntários/amigos, Escravas do Sagrado Coração de Jesus e Jesuítas, como 4 ramos que interagem em acordo com o modo e ser Casa Velha. A Casa Velha vai crescendo com o contributo de cada pessoa que passa e dela se apropria, bem como cada um vai crescendo simultaneamente com o processo da Casa Velha.

A Associação Casa Velha dá resposta à sua missão sobretudo com o corpo de voluntários que a compõe, que dão suporte a uma equipa regular composta por equipas que trabalham na estruturação do corpo organizacional, no programa de atividades e na estratégia e sustentabilidade.

As equipas de missão são na sua maioria compostas por elementos que integraram no passado as comunidades de vida, oração e serviço enraizadas na Casa Velha: a comunidade dos Atravessados (desde 2011), duas comunidades Casa Velha em Lisboa (desde 2018 e 2023) e a comunidade de amigos Casa Velha. Em 2019, iniciou-se a experiência de acolher voluntários residentes, constituindo uma comunidade com presença regular por alguns meses na Casa Velha.