Missão

A Comunidade Casa Velha compreende uma grande diversidade de pessoas, com diferentes formas de relação e ritmos de presença procurando crescer como parte de um mesmo Corpo, que parte da fragilidade, como sua marca identificativa, para, sob a orientação do Bom Pastor, a transformar em ponto de Força, constituindo a Comunidade Casa Velha como “Lugar de Relação, catalisador de Conversão Ecológica”.

A Casa Velha é um lugar integrado num território de pequenas propriedades rurais, voz de uma terra em crise, numa região profundamente afetada pelo abandono rural, tal como em tantas outras regiões do mundo. A Casa Velha reconhece-se como promotora de diálogo entre diferentes realidades individuais, coletivas, territoriais, geracionais, aprofundando o fundamento/as bases para um desenvolvimento rural e territorial integrado, sistematizando caminhos/percursos de educação para o desenvolvimento e cidadania global, através da ecologia integral. Quer contribuir cada vez mais e melhor para o Desenvolvimento Humano em espaço rural, através do acolhimento, da experiência de vida simples, do contacto com a natureza, do trabalho comunitário e da oração.

Os objetivos estratégicos da Associação Casa Velha atravessam-se com as orientações da Encíclica Laudato Si, sobre o Cuidado da Casa Comum, ajudando a combater algumas das causas da crise ecológica identificadas, nomeadamente nas dimensões do antropocentrismo e estilo de vida, da educação e cultura.

Consciente de que a verdadeira Ecologia é um conjunto complexo de vários fatores – económicos, sociais e ambientais – e que para ser vivida de forma integrada e integral precisa de uma transformação do olhar: ‘Se nos aproximarmos da natureza e do meio ambiente sem esta abertura para a admiração e o encanto, se deixarmos de falar a língua da fraternidade e da beleza na nossa relação com o mundo, então as nossas atitudes serão as do dominador, do consumidor ou de um mero explorador dos recursos naturais, incapaz de pôr um limite aos seus interesses imediatos. Pelo contrário, se nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe, então brotarão de modo espontâneo a sobriedade e a solicitude.’ (Papa Francisco, Laudato Si, §11).

Na sua missão o projeto Casa Velha contribui para cada uma das três macro categorias dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS’s) estabelecidos pela Assembleia das Nações Unidas (ONU): Biosfera, Sociedade e Economia.

Na Biosfera, a sobreposição encontra-se principalmente nos Objetivos de Combate às Alterações Climáticas (ODS #13) e Vida Sobre a Terra (ODS #15). Na Sociedade, a sobreposição encontra-se ao nível da Educação de Qualidade (ODS #04). Finalmente, na Economia, a sobreposição encontra-se no Consumo e Produção Responsáveis (ODS #12).

Para além destes, o objetivo de Parcerias em Prol das Metas (ODS #17) assume uma relevância especial na Casa Velha, uma vez que todo o projeto assenta numa rede de parceiros com quem a Casa Velha mantém uma relação de cooperação e codesenvolvimento, quer a nível local como também nacional e internacional.

A Casa Velha tem-se vindo a converter num espaço de hospitalidade, de encontro, e de desenvolvimento humano e local, numa missão partilhada por uma comunidade alargada. Esta comunidade, na partilha de práticas, contribui para um processo de aprendizagem e transformação através da ação individual e colaborativa orientada para a justiça social e o bem comum. Inter-relaciona, assim, os problemas de uma terra concreta com as causas das desigualdades onde quer que elas existam. A Casa Velha liga-se a outras pequenas comunidades que, a nível global, desejam promover o cuidado da casa comum e o desenvolvimento sustentável.