Programa

PROGRAMA CASA VELHA 2022-2023

A inscrição nas atividades realiza-se sempre com o preenchimento de um formulário que é disponibilizado um mês antes da respetiva atividade. 
Fique atento ao nosso site e às nossas redes sociais!

Para mais informaçõescasavelha@casavelha.org

DATAATIVIDADEORIENTAÇÃO
4 a 6 novAo Ritmo da Terra – outono
Inscrição
Equipa Casa Velha e P. Frederico Lemos sj
25 a 27 novNas Asas do Desenho
Inscrição
Carmo Pupo, Estela Cameirão, Margarida Alvim e Marta Cruz
30 nov a 4 dezEE 4 dias
Inscrição
P. António Santana sj
27 a 29 janAo Ritmo da Terra – invernoEquipa Casa Velha e P. Marco Cunha sj 
24 a 26 fevNas Asas do DesenhoCarmo Pupo, Estela Cameirão, Margarida Alvim, Marta Cruz, P. Marco Cunha sj
10 a 12 marAo Ritmo da Terra – primaveraEquipa Casa Velha e P. Frederico Lemos sj
26 marDia Aberto Casa VelhaEquipa Casa Velha
21 – 25 abrEE 4 diasA indicar
21 maiPeregrinação Casa Velha a FátimaEquipa Casa Velha
26 – 28 maiPoesia e EcologiaJoão Maria Carvalho e Equipa Casa Velha
3 a 7 julColónia aTerraEquipa Casa Velha


Exercícios Espirituais
 (EE) são retiros de silêncio, segundo o método de Inácio de Loyola; uma experiência pessoal, feita em grupo e acompanhada por um orientador espiritual que dá pontos de oração ao longo do dia e está disponível para escutar e ajudar quem faz esta experiência. Começam com o jantar do primeiro dia indicado e terminam após o almoço do último dia. 

Ao Ritmo da Terra são fins de semana para experimentar viver ao ritmo das estações do ano a partir da oração, contemplação e reflexão e do cuidado da terra. Incluem trabalhos variados no campo (limpeza, manutenção, construção…). 

Nas Asas do Desenho é um retiro de fim de semana, guiado a partir da espiritualidade inaciana, no qual se reza através do desenho.  O retiro começa na 6ª feira com o jantar e termina no domingo à tarde.

Poesia e Ecologia é um fim de semana em que a leitura partilhada de diferentes poemas procura aprofundar a importância da poesia para a ecologia, na descoberta de uma linguagem que abre um renovado olhar sobre as coisas.  Haverá tempo para ler, tempo para trabalhar a terra e tempo para caminhar no campo. Esta proposta começa na 6ªfeira com o jantar e termina no domingo à tarde. 

Peregrinação a Fátima é um dia de caminhada em grupo, com momentos de silêncio e oração individual e outros de oração e partilha em grupo; é um caminho exterior que pretende ser oportunidade para um profundo caminho interior. São cerca de 18 km desde a Casa Velha até Fátima, com saída pela manhã, por caminhos verdejantes, entre montes e vales, e chegada ao final do dia com o coração preparado para o encontro com Nossa Senhora na Cova de Iria. 

Dia Aberto Casa Velha é uma tarde para agradecer e estar na Casa Velha. Um dia de passeio e festa que inclui a Missa em Ação de Graças.

Colónia de Férias aTerra é uma semana de atividades destinada a crianças e jovens, dos 5 aos 16 anos, vindos de Vale Travesso, Ourém e arredores. Com o apoio de animadores voluntários, pretende-se proporcionar momentos e atividades relacionadas com o desenvolvimento pessoal, o contacto com a natureza, o encontro com Deus e o encontro com os outros. Contamos também com o apoio das Escravas do Sagrado Coração de Jesus e da Companhia de Jesus, e damos especial enfoque aos temas da ecologia e da alegria no serviço aos outros.

One response to “Programa

  1. Pingback: PROGRAMA 2022-2023 | Casa Velha·

Os comentários estão fechados.