Comunidade

A Casa Velha é antes de tudo uma comunidade que congrega a família, os leigos, amigos, voluntários, as irmãs da congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus e os jesuítas, companheiros da Companhia de Jesus. Todos, na sua diversidade, têm representação na direção e assembleia e são parte deste corpo.

A partir de 2022/ 2023, dentro do círculo alargado – Comunidade Casa Velha (amigos, benfeitores, voluntários), um núcleo com cerca de 20 membros integraram diferentes equipas de missão, levando em frente o plano de ação anual, mapa comum que tem permitido a apropriação de um modo de ser/ proceder Casa Velha e o experienciar a vocação coletiva Casa Velha, a partir da vocação pessoal de cada um.

“Por último – e não me canso de repetir isto –, o alargamento de uma vocação pessoal (a minha) a uma vocação comunitária (a nossa, Casa Velha). É sinal muito grande para a Igreja que uma comunidade permita a cada um encontrar e pôr em comum a sua vocação, ou melhor ainda: perceber que a vocação de cada um só se manifesta no seio de uma comunidade, e só aí (nas alegrias e nos confrontos com os outros) tem espaço para crescer. Julgo que está aqui um grande tesouro.”
(João Maria Carvalho, julho 2023)

“Para este ano: cuidado espiritual do Corpo e estarmos juntos. Deixarmo-nos todos guiar pelo Senhor, que está presente no meio de nós. Crescermos espiritualmente para sermos transformados e, assim, podermos transformar. Cada um a partir da sua vocação pessoal. Partir de Deus e não ao contrário – como crentes, com confiança.
(Margarida Alvim, julho 2023)