EDxperimentar


sem título, Margarida Alvim

O projeto EDxperimentar teve início em julho de 2022 e dá seguimento ao EDxperimentar I (Julho 2019-Junho 2022). Desde 2019, que o projeto EDxperimentar – Laboratórios de Cidadania Global & Desenvolvimento em meio escolar se propõe a reconhecer e potenciar o conhecimento que existe nas Escolas e nas Organizações da Sociedade Civil, estimulando relações entre elas através de espaços dedicados à reflexão e ação em Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG).

Desta forma, em 3 concelhos do país (Covilhã, Faro e Ourém), a Casa Velha e as entidades parceiras têm dinamizado laboratórios vivenciais de cidadania(s) com diversas escolas, onde através de práticas diárias de ED/ECG propõem ir mais além da visão tradicional da aprendizagem dos direitos e dos deveres da cidadania.

Pretende-se, atualmente, dar seguimento e consolidar o trabalho iniciado em 2019, alargando o projeto a mais um concelho e mantendo-se uma forma de intervenção mista, baseada na ação pedagógica e na concertação e influência para a melhoria das políticas. Assim, o EDxperimentar (2022-2025) continua a assumir enquanto objetivo global o reforço da integração da ED/ECG no sistema educativo nacional.

O EDxperimentar é promovido em conjunto pela FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, Associação Casa Velha, Coolabora, CRL e Mandacaru – Cooperativa de Intervenção Social e Cultural, CRL, e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e pela União Europeia, através do Projeto Presidência.