Modo


Bom Pastor, Margarida Alvim

A Quinta da Casa Velha é um extenso espaço verde, onde se pode sentir o ritmo da natureza, partilhar momentos em família, em grupo, ou simplesmente saborear a tranquilidade e quietude. Todo o espaço envolvente permite a contemplação e encontro profundo com a natureza, uns com os outros e com o Criador.

Aí se foi gerando um estilo de vida e Modo Casa Velha assente em oito Pilares de vida:
viver abertos e disponíveis, agradecidos, em verdade, em simplicidade, sabendo esperar, comprometidos e atentos, em comunhão, com alegria.

Aos pilares, no seu modo, a Casa Velha reconhece três estados reveladores da sua identidade que, embora tipicamente considerados fraquezas ou ameaças e, portanto, aparentemente paradoxais com o crescimento, acredita-se que serão potenciadores da sustentabilidade. A Casa Velha revê-se, assim, como um projeto:

Inacabado, porque é um projeto em permanente construção, com «dores» e frustrações de crescimento, é uma força mobilizadora de pessoas que pretendem contribuir e fazer parte;
Frágil, em que a fragilidade incentiva a atenção cuidada e inclusiva; é uma força mobilizadora para um maior compromisso com o caminho feito em comum, valorizando a diversidade;
Simples, onde o estilo de vida simples, fora da zona de conforto, «com pouca tralha» e por vezes austero, provoca uma liberdade para o encontro; uma «ausência que potencia a presença» reconhecida em vários testemunhos.

Muitas vezes perguntam-nos como é que afinal associamos, na prática, Ecologia («tratado sobre a ‘casa’, mundo») e Espiritualidade («sair de si, pela relação pessoal com o Bem») . A pergunta soa estranha porque é feita com o pressuposto que são dimensões desligadas. Na verdade, a Casa Velha é e resulta de um processo espiritual, que está na raiz da nossa consciência e ação ecológica. Este foi o tema do primeiro encontro de reflexão «Ecologia e Espiritualidade» que organizamos em 2013, porque também nós precisávamos (e continuamos a precisar) de entender e aprofundar a missão que já tínhamos assumido, mas sem alcançar ainda onde nos leva.

Talvez possamos identificar o que aqui vivemos como ecologia cristã inaciana (espiritualidade de Santo Inácio de Loyola), e é importante fazê-lo, na medida em que só aprofundando o lugar de onde partimos, poderemos reconhecer com humildade e ao mesmo tempo diligência o nosso lugar no mundo, o lugar do outro, como tudo está ligado, como cada um tem papel específico e precioso.