Outros Projetos




O projeto Juntos pela Mudança – ação conjunta por estilos de vida sustentáveis (2016-2018), promovido pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha e a CIDSE, teve como objetivo consciencializar a sociedade civil portuguesa para a necessidade de adotar novos padrões de consumo que permitam um desenvolvimento sustentável global. O Juntos pela Mudança teve por base de intervenção a construção conjunta de propostas concretas de ação, individual e coletiva, promotoras do uso moderado e consciente dos recursos disponíveis (com destaque para a alimentação e a energia), através da consciencialização em rede de jovens de três escolas (Lisboa, Porto e Ourém) e da sensibilização e mobilização de 20 jovens ativistas portugueses, e articulação com a campanha europeia Change for the Planet, Care for the People (CIDSE). Ao longo de dois anos, os diferentes participantes, equipa do projeto e parceiros experienciaram um processo integrado e articulado de transformação, desde o diagnóstico para a mudança, ao como comunicar a necessidade de mudança e como influenciar políticas públicas, nacionais e europeias.

O projeto Uma Ca(u)sa Comum: Educar para a Cidadania Global pela Ecologia Integral (2016- 2018), em parceria com a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira, contemplou uma vertente de trabalho com escolas (uma de contexto urbano e outra de rural), envolvendo sete professores/as (desde o pré-escolar ao secundário e de diferentes áreas de ensino) na construção conjunta do recurso pedagógico “Caderno de Viagem: itinerários pedagógicos para educar para a Ecologia Integral pela Cidadania Global” que foi depois experimentado nas escolas associadas e numa instituição de ensino superior.

O projeto O Mundo à Mesa (2016-2018), promovido pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha, a CIDSE e a Caritas de Angola. Teve como objetivo contribuir para a consciencialização e intervenção conjunta da sociedade em torno de sistemas alimentares mais justos, inclusivos e sustentáveis, a nível local e global, cruzando as realidades portuguesa e angolana, a partir de dois territórios marcados pela desertificação, seca e outros impactos das alterações climáticas: Alcoutim (Algarve) e Kaluquembe (Huila). No âmbito deste projeto, foram constituídos 5 Clubes “à Mesa” em 5 escolas – Agrupamento de Escolas de Ourém, Colégio Sagrado Coração de Maria de Fátima, Agrupamento de Escolas de Nuno de Santa Maria de Tomar e a Escola Secundária D. Maria II de Vila Nova da Barquinha, com o objetivo de investigar, refletir e mobilizar as suas comunidades escolares para a promoção de sistemas alimentares mais sustentáveis, interligando as realidades local, regional e global.

O projeto Juntos pela Mudança II – ação conjunta pela sustentabilidade e resiliência nos estilos de vida e políticas nacionais e globais (setembro 2018 – dezembro 2020) promovido pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha e a CIDSE, teve como objetivo contribuir para resiliência às alterações climáticas através da adoção de estilos de vida e estratégias mais justas e sustentáveis a nível local e global. Tendo por base histórias de mudança e de resiliência reais, e diferentes recursos e reflexões já trabalhados pelos promotores desta intervenção, o Juntos pela Mudança II promoveu um processo articulado de reflexão – ação a partir de diferentes atividades complementares: campanha de comunicação multimeios, encontros de ativistas nacionais e internacionais (Acorda, On the Way), exposição “Tantas vezes digo ao orvalho sou como tu”, em parceria com a Brotéria (Centro Cultural), produção do documentário Vi(r)agens – Caminhos de Conversão Ecológica, complementado pelo estudo de caso sobre Resiliência, campanhaNão passe dos limites! 1,5ºc pelo Clima, proposta pedagógica “Caminhos de Ecologia Integral: propostas de atividades do 1º ciclo ao ensino secundário”.