Outono ao ritmo da terra

Ao Ritmo da Terra são fins de semana para experimentar viver ao ritmo das estações do ano a partir da oração, contemplação e reflexão e do cuidado da terra. Incluem trabalhos variados no campo como limpeza, manutenção, construção. Partilhamos o testemunho da Maria João Costa que participou no fim-de-semana Ao Ritmo da Terra – Outono que se realizou entre 10 e 12 de novembro:

Os meus avós nasceram no Alentejo. Desde cedo me contavam o quão duro e desvalorizado é o trabalho no campo. Ainda hoje vejo a história desse trabalho nas suas mãos grossas e doridas.
Quando me convidaram para o fim de semana “rezar ao ritmo da terra”, em que uma das principais atividades seria o trabalho na terra, fiquei um pouco de pé atrás. Pensei que seria só mais uma tentativa dos meninos da cidade irem “brincar” ao trabalho no campo. Sujar as unhas de terra, com umas beatices pelo meio.
Rapidamente me apercebi de que seria algo mais exigente do que isso. Foi-nos proposto uma entrega ao campo. À terra. A esta, dávamos o nosso trabalho e paciência, que por sua vez nos retribuia com sustento para o jantar.
Este trabalho exigia que deixássemos o nosso ritmo frenético da cidade e ouvíssemos cada folha a cair. Tínhamos acabado de criar a sinfonia perfeita entre o ser e a terra.
O fim de semana acabou. De volta ao dia a dia. A verdade é que, ainda não sabia como viver o que tinha aprendido ali. Até que dei por mim a caminhar com dores, enormes dores, nas costas, nas pernas nos pés, nas mãos. Já não conseguia andar depressa. Agradeço a este fim por isso.

Um testemunho da Maria João Costa, natural de Torres Vedras